Próximo Culto:

Conheça um pouco da nossa história

A Nossa História

De 08 de Fevereiro de 1936 à 2013

Origem e Pioneiros

Em 1915 o Esforço Cristão da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, cujo Pastor era o Rev. Álvaro E.G. dos Reis, criou em Anchieta um ponto de pregação, na casa do irmão Olympio Costa. Da Escola Dominical faziam parte 23 pessoas: o dono da casa, Floriza Costa, Maria Mello, Estefânia de Miranda, Osvaldo Miranda, Ursulina Ferreira da Costa, Belizária Pereira e Amélia Miranda (adultos); Leopoldina José de Mello, Veríssimo José de Mello, Maria Pereira da Costa, João de Souza, Godo Beduíno, Aracy Amaral, Laura e outros (menores).
Por razões de força maior o Trabalho deixa de funcionar em casa do senhor Olympio. O irmão Isac Penk, sócio do referido Esforço Cristão, adquire uma área à Estrada do Engenho Novo, onde é atualmente a Igreja. Lança-se a pedra fundamental, mas não se consegue construir a Casa de Oração desejada. Em 1920 adquire-se um prédio na mesma rua n° 24, por seis contos de réis. O Trabalho no novo local é inaugurado com pregações do Rev. Américo C. de Menezes. Organiza-se uma Escola Paroquial sob a direção da professora Zulmira Torres.
Há informação de que os dados históricos referentes ao período de 1920 a 1935 estão arquivados na Igreja Presbiteriana de Bento Ribeiro. O Presbitério do Rio de Janeiro, reunido de 09 a 14 de Janeiro de 1934, deu autonomia à congregação, até então vinculada à Igreja de Bento Ribeiro, e já contava com 24 membros comungantes e 17 menores. São arrolados: Olívia Campos Ribeiro, Russell Gonçalves Ribeiro, Consuelo de Sá, Júlia Severino Vasconcelos, Solange V.X. de Souza, Manoel Louredo da Silva, Elvira Zanini da Silva e filhas Leda e Lair, Reinaldo dos Santos, Zulmira Torres e Samuel Flores de Oliveira, (alguns deles procediam da Igreja de Bento Ribeiro). Credita-se à iniciativa do irmão Juvenal Jorge a organização da “União Evangelizadora”, que realizava cultos ao ar livre e reuniões de oração nos lares. Estabelece ainda um ponto de pregação em casa do irmão Coriolano Vicente, Rua Manoel Vieira, nº 11 – hoje, Itatiba, onde é a atual 2ª Igreja Presbiteriana em Anchieta. Revezavam-se no pastorado da congregação os reverendos Francisco de P. Severino da Silva e Anísio Lyra.

Em 08 de fevereiro de 1936 uma Comissão do Presbitério do Rio de Janeiro, integrada pelos Reverendos Francisco de P. Severino da Silva (relator) e João de Barros e o Presbítero Miguel de Mello procede a organização da Igreja arrolando os seguintes membros: Samuel F. de Oliveira, Manoel Marinho, Inocêncio G. Ribeiro, Juvenal Jorge, Russell G. Ribeiro, Arthur P. de Sá, Reinaldo dos Santos, Carlota V. de Mello, Bernardino, Merentina e Rosalina Damasceno, Jubila Vasconcelos, Consuelo V. de Sá, Olivia C. Ribeiro, Leopoldina J. de Mello, Deolinda Maria de Mello, Elvira Jorge, Maria P. de Souza, Ursulina P. da Costa, Laura X. de Souza Pereira, Zulmira Torres, Solange Vasconcelos, Manoel Louredo da Silva, Elvira Zanini da Silva, e os menores: Elieth, Eunice e Edith J. de Mello, Lucy, Lucinda e Ruth P. de Sá, Hélio, Aloimar, Manoel e Célia G. Ribeiro, Eunice, David, Caleb, Moisés Jorge, Neuza, Rubem, Dalila e Noé. Conforme o Livro de Ordem o Rev. Francisco Severino declara organizada a Igreja. São eleitos Presbíteros: Manoel Louredo da Silva, Juvenal Jorge e Inocêncio Gonçalves Ribeiro, e Diáconos: Samuel Flores de Oliveira e Arthur Pereira de Sá. É eleito secretário Manoel Louredo, e tesoureiro Inocêncio. No culto de domingo, dia 09, são ordenados e investidos os oficiais. O Rev. Francisco Severino preside a 1ª Assembleia da novel igreja em 01/03/1936. Faz Profissão de Fé Honorina F. de Oliveira e batiza seus filhos menores: Noé, Neuza e Dalila.
Outros eventos: A Igreja é visitada pelo Rev. Josué Carrano, pastor de Nova Iguaçu e Nilópolis. Combina-se a celebração da Santa Ceia em conjunto. Professa a fé a irmã Iracema Vicente. É organizado o Departamento Infantil e estabelece-se uma Escola Dominical em casa do irmão Coriolano.
Em 1937 são recebidas por Jurisdição, da Igreja de Riachuelo, a irmã Cândida Ferreira e suas filhas Lucy, Leny, Lecy, Leda e Léa. Com a transferência dos irmãos Manoel Louredo e Juvenal Jorge, o Conselho não funcionou de agosto de 1939 a fevereiro de 1940. Neste interregno, o Diácono Samuel Flores dirigia os trabalhos. São eleitos Presbíteros: Samuel Flores de Oliveira e Mário de Araújo Lessa, em maio de 1940. Por carta de 28/07/1940 Leonel Gomes da Silva e família solicitam filiação.
De 1940 a 14/12/1941 é pastor da Igreja o Rev. Antonio da Silva Montenegro. Professa a fé Honorina R. Zanine. Orestes Pernassete é recebido por Transferência.
De 1942 até o começo de 1945 é pastor da Igreja o Rev. Juvenal Vieira Batista. O irmão Pernassete é eleito Presbítero. Em 1943 o Rev. Laudelino de Oliveira, presidente do Presbitério, visita a Igreja em companhia do Presbítero Josias Martins. A irmã Blandina Vicente professa a fé em dezembro de 1942 e são recebidos os irmãos Mário Francisco D’Aguila e família, e Lourdes Del-Vecchio de Oliveira em fevereiro de 1943.
Em 14 de maio de 1944 o grupo missionário da SAF cria o Ponto de Pregação em Ricardo de Albuquerque. Em 11/12/1944 falece a irmã Carlota V. de Mello.
Em fevereiro de 1945 o Rev. Júlio C. Nogueira assume o pastorado da Igreja. A irmã Eli Del-Vecchio é batizada pelo Rev. Eldo C. de Andrade. No final de 1945 a Igreja tem 26 membros comungantes e 34 menores, dois Pontos de Pregação, duas Escolas Dominicais, uma SAF com 39 sócias, uma UMP com 15 sócios e uma Sociedade Missionária.
Em 1946 o Rev. Bolívar R. P. Bandeira é designado pastor da Igreja. Professam a fé Leda, Leny e Léa Ferreira e Maria F. Lúcio. Organiza-se a Escola Dominical na Rua Itatiba com 18 alunos. Professam a fé o irmão Joaquim e sua mulher Olímpia Macedo. Em setembro assume o pastorado o Rev. Jeremias W. B. Schüller. São recebidos José S. de Oliveira por Jurisdição, e Profissão de Fé Dalila L. de Oliveira, Elieth J. de Mello, Nilda Matoso e Samuel de Oliveira.
Em 1947 professam a fé Eliezer S. D’Aguila, Lecy Ferreira, Azeneth G. da Silva e Maria Guedes Cambray. São batizados os menores Lauro Daniel N. Ferreira e Fenelon Cambray, e recebidos por Transferências das Igrejas de Três Corações e Nova Iguaçu: José Ferreira e Ana N. Ferreira, Pedro e Idalina Reinaldo e suas netas Nancy e Elaine. Final do ano de 1947 é pastor da Igreja o Rev. Jeremias Schüller. Presbíteros: Samuel Flores e Orestes Pernassete; Diáconos: Leonel G. da Silva e Russel Gonçalves Ribeiro. Há duas Escolas Dominicais, quatro pontos de pregação 54 membros comungantes e 32 menores. Professam a fé Neuza de Oliveira, Noé L. de Oliveira, Ozeias e Silas Gomes da Silva.
1948 – comemorações especiais, começa a campanha de construção de um salão e fazem Profissão de Fé Manoel F. Lima, Dorsila B. de Azevedo e Laurinda V. de Souza.
Em 1949 são recebidos por Transferência da Igreja do Rio de Janeiro: Tereza de Souza da Silva, Valdecírio Martins dos Santos e Helena de B. dos Santos, e os menores Graciema V. de Almeida e Sonia B. dos Santos. Participação do “Festival Literário Artístico” do Presbitério. Nomeia-se o irmão José Ferreira superintendente da Escola Dominical de Ricardo de Albuquerque. Pedido da Igreja para continuação do Rev. Jeremias. Transfere-se da Igreja de Cachoeiro de Itapemirim – ES, a irmã Isabel Machado Moreira.
Dia 25/02/1950 – casamento de Russell G. Ribeiro e Azeneth da Silva. Nomeia-se a comissão pró-construção do Templo. Membros recebidos: Isabel de Souza Vale (Igreja Metodista), Rosa Elisa (menor), Moacir e Iolanda de Souza (por Jurisdição), Batismo de Francisco Marinho e Dilce B. Quintanilha. Matrimônio de Waldir M. Simões e Léa Ferreira em 16/09/1950. Ordenação e Posse de Oficiais. No final de 1950 a Igreja tem três Escolas Dominicais, dois pontos de pregação, 67 membros comungantes e 45 menores. É pastor o Rev. Jeremias Schüller. Oficiais: Samuel F. de Oliveira, Leonel Gomes da Silva (Presbíteros), e Diáconos: Russell Gonçalves Ribeiro, José Ferreira e Manoel F. Lima.
1951 – A Igreja responde negativamente à consulta do Concílio acerca da divisão do mesmo. Comemora-se o 9º aniversário da Sociedade Missionária. Novos membros: Maria da Glória Tavares (Profissão de Fé e Batismo), João Guimarães e esposa Maria A. Guimarães (da Igreja Episcopal). Falecimento dos irmãos Presbítero Samuel Flores de Oliveira e Maria L. G. da Silva, genitora do Presbítero Leonel. O Pastor da Igreja é o Rev. Moisés Rodrigues.
São eleitos Presbíteros Russell G. Ribeiro, Manoel F. Lima e José Ferreira, e Diáconos: Valdecírio Martins dos Santos, João M. Guimarães e Ozéas Gomes da Silva.
A partir de 1952 é pastor da Igreja o Rev. Thiago Rodrigues Rocha. Novos membros: Ida Câmara (Jurisdição), Daniel Vilar da Silva Ribeiro e Sérgio Paulo B. Santos (menores).
O Presbitério Guanabara aprova os Estatutos da Igreja para o Registro Civil. Inaugura-se o Lar Samaritano. Os Revs. Júlio C. Nogueira (Presidente do Concílio) e Heldro Damásio visitam a Igreja.
Em fevereiro de 1953 assume o pastorado da igreja o Rev. Paulo dos Santos Pereira. O Presbítero José Ferreira é nomeado membro da Comissão do Centenário da IPB. Registro da Igreja como Pessoa Jurídica.
12/04/1953 – Inaugura-se o Salão do Ponto de Pregação D. Blandina. Em maio recebe por Batismo o menor Jairo da Silva Ribeiro, e em dezembro professa a fé a irmã Tereza de Andrade.
Em fevereiro de 1954 assume o Pastorado da Igreja o Rev. Heldro Damásio. O irmão Edson Lima é nomeado regente do Coral. Em setembro professam a fé os irmãos Dália de Sousa Guimarães, Jonas e Abigail.
Em janeiro de 1955 a Igreja recebe por Carta de Transferência a irmã Olga Martins e em março, também por Carta de Transferência, os irmãos Bento Martins e Maria Clara Martins. Em outubro é organizada a UPH cuja primeira diretoria foi a seguinte: Presidente José Ferreira, Vice Presidente João Marques Guimarães, 1º Secretário Ozéas Gomes da Silva, 2º Secretário Moacir de Souza e Tesoureiro João Candido Pereira.
Em maio de 1956 professa a Fé a irmã Tereza de Andrade. Em julho é recebido por Transferência proveniente da Igreja Presbiteriana de Honório Gurgel o irmão Paulo Câmara.
Em 1957 pastorearam a Igreja os Reverendos Boanerges de Almeida Leitão e Moisés Fernandes Lima que em abril deixou o pastoreado da Igreja permanecendo o Rev. Boanerges. Ainda em abril é eleito o Diácono João Candido Pereira. Em junho é recebido por Carta de Transferência proveniente da Igreja Presbiteriana de Itabuna o irmão Djalma Silva e Sousa e no dia 28 de julho é lançada a Pedra Fundamental do nosso templo atual.
Em 1958 e 1959 é pastor da Igreja o Rev. Moisés F. Lima. Em março de 1958 são recebidos por Jurisdição os irmãos Amaro e Maria Viana Caetano e seus filhos. Em outubro faz Profissão de Fé a irmã Sonia Bragança dos Santos, e em dezembro é recebido por Jurisdição o irmão Edson Fernandes Lima. Em 15/02/1959 foi inaugurado o templo atual. Em outubro é recebido por Profissão de Fé e Batismo o irmão Waldemar Cantoni Thompson e em dezembro é criado o Ponto de Pregação com Escola Dominical em casa do Diácono Valdecírio M. dos Santos e faz Profissão de Fé a irmã Eunice José de Mello.
A partir de 1960 é pastor da Igreja o Rev. Heldro Damásio que permaneceu na função até 1964.
Em Janeiro de 1960 assume a regência do coral o maestro Isaías dos Santos. Em abril são eleitos Presbíteros os irmãos João Marques Guimarães e Jonas Batista Bragança, e Diácono o irmão Paulo Câmara.
Em maio de 1962 são reeleitos Presbíteros os irmãos Russell G. Ribeiro, José Ferreira e Leonel G. da Silva. Não foi reeleito o Presbítero Manoel F. Lima. Para Diácono é reeleito Valdecírio M. dos Santos e eleitos os irmãos Amaro Caetano e Waldemar C. Thompson. Não é reeleito o Diácono Ozéas G. da Silva.
Em abril de 1963 faz Profissão de Fé e Batismo o irmão Rubem L. de Oliveira e é batizado seu filho Rubecy F. de Oliveira. Ainda em abril é recebida por Transferência a irmã Idenyr Cabral de Almeida e sua filha menor Elda C. de Almeida. Em outubro faz Profissão de Fé e Batismo a irmã Julieta Dorneles Ferreira e são Batizados os menores Moisés D. Ferreira, Maria Aparecida D. Ferreira, Deraldo Barbosa de Sousa e Miriam B. de Sousa.
Em novembro de 1964 faz Profissão de Fé e Batismo a irmã Irene Afonso Duarte. No final do mesmo ano o corpo de oficiais é composto de: Presbíteros – Leonel G. da Silva, Russell G, Ribeiro, José Ferreira, João Marques Guimarães e Jonas Batista Bragança, e Diáconos – Valdecírio M. dos Santos, João C. Pereira, Paulo Câmara, Waldemar C. Thompson e Amaro Caetano. O número de membros da Igreja é de 121 comungantes e 87 não comungantes.
Nos anos de 1965 e 1966 é pastor da Igreja o Rev. Anísio Alexandrino da Costa. Em março de 1965 são eleitos Presbíteros os irmãos Amaro Caetano e Waldemar C. Thompson e reeleito João M. Guimarães, e para Diáconos são eleitos Djalma Silva e Sousa e Sebastião Candido Pereira e é reeleito João C. Pereira. Em agosto é recebida a irmã Pasqualina Pereira Chaves, em setembro faz Profissão de Fé e Batismo o irmão Alexandre Zanine.
Em 1967 volta a pastorear a Igreja o Rev. Heldro Damásio que permanece até o final de 1968. Em abril de 1968 a Igreja recebe o Presbítero em disponibilidade João Fernandes e nomeia Zelador da Igreja o Diácono Sebastião Candido Pereira. Ainda em abril ocorre o falecimento do Presbítero José Ferreira e em maio registra-se a Profissão de Fé de Daniel Vilar da Silva Ribeiro e Jairo da Silva Ribeiro.
Em 1969, de janeiro a 1º de maio, os trabalhos da Igreja ficam sob a responsabilidade do Presbítero Waldemar Cantoni Thompson, na época, Vice-Presidente o Conselho, quando então assume o pastorado o Rev. Getúlio de Souza.
Em 1970 volta a pastorear a Igreja os Reverendos Heldro Damásio e Anísio A. Costa. Neste ano é eleito Presbítero o irmão Valdecírio M. dos Santos, não sendo reeleito o Presbítero Amaro Caetano. São eleitos Diáconos os irmãos Walter Pará Campos, Juvenal Bispo de Jesus e José Garcês e Silva e não tendo sido reeleito o Diácono Djalma S. e Sousa. Em agosto ocorre o falecimento do Presbítero Russell G. Ribeiro, assumindo a tesouraria da Igreja em seu o lugar o Presbítero Waldemar Cantoni Thompson.
No período de 1971 a 1974 volta a pastorear a Igreja o Reverendo Getúlio de Souza. Em 1972 são eleitos Diácono os irmãos Altivo Cardoso Couto Serra, Rubem L. de Oliveira, Luiz B. dos Santos e Antonio Neves Simas.
Em 1973 são eleitos: Presbítero o irmão Ivo Noberto da Silva e Diácono o irmão José Bento R. Silva. O Diácono Paulo Camara não é reeleito. Ocorre a venda do antigo templo da Igreja, à Estrada do Engenho Novo, número 116.
Em 1974 o Conselho confere ao Presbítero Leonel G. da Silva o título de Presbítero Emérito. A Igreja adquire o terreno ao lado e nele constrói o atual galpão para abrigar três classes da Escola Dominical. Ainda neste ano foram eleitos Presbíteros os irmãos Cleber Ferreira, Juvenal B. de Jesus e Armando F. de Miranda.
Em 1975 pastorearam a Igreja os Reverendos Getúlio de Souza e Roosevelt Emerick de Souza e Délio Silva e Sousa. São eleitos Diáconos os irmãos Hosenclever Ferreira e Agner L. Freitas. A Igreja adquire o órgão eletrônico.
No período de 1976 a 1984 é pastor da Igreja o Rev. Itamar de Oliveira Rodrigues. No ano de 1976 o Presbítero Ivo Noberto da Silva pede licença por tempo indeterminado por motivo de mudança para outro Estado; são eleitos Diáconos os irmãos Jorge Babinsck e Djalma Silva e Sousa e ocorre a organização do Ponto de Pregação D. Blandina em Congregação.
Em 1977 a Igreja adota o Dízimo como forma única de contribuição.
Em 1978 são eleitos: Presbítero o irmão Jorge Babinsck e Diáconos os irmãos Edinir de A. Reis, Jeovan G. da Rocha, Adilson T. da Silva e Eduardo M. da Silva.
Em 1979 são reeleitos Presbíteros os irmãos Armando, João Guimarães, Waldemar , Valcírio e Cleber. É inaugurado o Ponto de Pregação Betel, em casa da irmã Antonia de Jesus Barboza. Nossa irmã Ana N. Ferreira é chamada à glória. Registra-se a Profissão de Fé de Dolly Meth. Neste ano, o número dos membros comungantes é de 263 e de não comungantes é de 105.
Em 1980 é eleito Presbítero o irmão Adilson T. da Silva e é reeleito Diácono o irmão Walter P. Campos, enquanto que os irmãos Daniel Vilar da S. Ribeiro e Paulo César Guimarães são eleitos Diáconos.
Em 1981 cria-se o Culto das Crianças no horário do Culto Vespertino, no Pavilhão Presbítero Cap. José Ferreira.
Em 1982 ocorre o falecimento do Presbítero Rubem L. de Oliveira.
Em 1983 são eleitos Presbíteros os irmãos Josué Carvalho Cavalcante, Daniel Vilar da S. Ribeiro e José Coutinho Cavalcanti e reeleitos os Presbíteros João C. Pereira e Jorge Babinsck. São eleitos Diáconos José Maria Moreira Simas. Alcides Pereira dos Santos, Jozias Ribeiro Branco e José Pereira Nascimento e reeleitos Diáconos Eduardo M. da Silva, Sebastião C. Pereira e Jeovan G. da Rocha.
Em 1984 são eleitos Presbíteros os irmãos Jairo da Silva Ribeiro, José Maria Moreira Simas e Jozias Ribeiro Branco e reeleitos os Presbíteros Valdecírio M. dos Santos não tendo sido reeleitos a pedido os Presbíteros Waldemar e Cleber. São eleitos Diáconos os irmãos Deraldo Barbosa de Sousa, Francisco Amaro Moreira Simas e Rosenclever Ferreira. A Congregação D. Blandina é transformada em 2ª Igreja Presbiteriana em Anchieta. O pastor Itamar despede-se da Igreja. No final deste ano o quadro de oficiais da Igreja é o seguinte: Presbíteros João C. Pereira, Valdecírio M. dos Santos, Jorge Babinsck, Josué C. Cavalcante, Jozias Ribeiro Branco, José Maria M. Simas e Jairo da S. Ribeiro; Diáconos Sebastião C. Pereira, Walter P. Campos, Eduardo M. da Silva, Jeovan G. da Rocha, Hosenclever Ferreira, Deraldo B. de Souza, Paulo Cesar Guimarães e Francisco A. M. Simas e o númeor de membros comungantes é de 266 e de não comungantes 88.
Em 1985 assume o pastorado da Igreja o Rev. Alvino Alves de Almeida. A Igreja adquire o imóvel localizado á Rua Silvestre Filipe, nº 1318 – Parque Anchieta, o qual é consagrado como sede própria do Ponto de Pregação Betel. São eleitos Diáconos os irmãos João Matias e Maurício Pereira do Nascimento e não tendo sido reeleitos os Diáconos Paulo Cesar Guimarães e Walter P. Campos. A irmã Aseneth Gomes da Silva é chamada à glória. É nomeada e instalada a comissão organizadora do festejo do Cinqüentenário da Igreja. Iniciam-se as obras de ampliação e reforma do templo. O rol de membros da Igreja é acrescido de um número bastante considerável de irmãos recebidos por transferência, profissão de fé e batismo, a saber: 27 membros comungantes e 16 membros não comungantes. Encerra-se o ano com uma comemoração de festividades natalinas, um culto em ação de graças pelas Bodas de Prata do casal Elieth Mello Cordeiro e Daniel Cordeiro, um culto dos formandos e finalmente um culto de vigília no dia 31 de dezembro, seguido de uma ceia comunitária.

Em 08 de fevereiro de 1936 uma Comissão do Presbitério Rio de Janeiro, integrada pelos Reverendos Francisco de P. Severino da Silva (relator) e João de Barros.
O Rev Francisco de Paula Severino da Silva pastoreou a igreja de 1935 a 07/08/1937.
De 22 de agosto/1937 a 31 de dezembro/1937 – Rev. Jeremias Schuli.
De 30 de janeiro/1938 a 16 de julho/1938 – Rev Anízio Lira.
De 24 de julho/1938 a 14 de janeiro/1939 – Rev. João de Barros.
De 12 de fevereiro/1939 a 14 de maio/1939 – Rev Armando Ferreira.
De 14 de maio/1939 a 12 de outubro/1941 – Rev. Antonio da Silva Montenegro.
De 08 de fevereiro/1942 a 11 de junho/1944 - Rev Juvenal Vieira Batista.
De 12 de novembro/1944 a 18 de fevereiro/1945 – Rev Tancredo Costa (pastor auxiliar).
Em 14 de maio de 1944 o grupo missionário da SAF cria Ponto de Pregação em Ricardo de Albuquerque.
De 18 de fevereiro/1945 a 10 de fevereiro/1946 – Rev Julio Camargo Nogueira.
De 10 de fevereiro/1946 a 10 de novembro/1946 - Rev Bolivar R.P. Bandeira.
De 10 de novembro/1946 a 08 de outubro/1951 – Rev. Jeremias Schuli.
De 08 de outubro/1951 a 20 de fevereiro/1952 – Rev. Moisés Rodrigues.
De 20 de fevereiro/1952 a 08 de fevereiro/1953 – Rev. Thiago Rocha
Em 12/04/1953 – inaugura-se o Salão do Ponto de Pregação “D. Blandina.
De 08 de fevereiro/1953 a 08 de janeiro/1954 – Rev. Paulo dos Santos Pereira.
De 08 de janeiro/1954 a 31 de dezembro1956 – Rev Heldro Damázio.
De 20 de janeiro/1957 a 15 de abril/1957 – Rev. Moisés F. Lima.
De 16 de abril/1957 a 15 de dezembro/1957 – Rev. Boanerges de Almeida Leitão.
De 06 de janeiro/1958 a 16 de janeiro/1960 – Rev. Moisés F. Lima.
De 16 de janeiro/1960 a 09 de janeiro/1965 – Rev. Heldro Damázio.
De 09 de janeiro/1965 a 22 de janeiro/1967 – Rev. Anízio Alexandrino Costa
De 22 de janeiro/1967 a 01 de janeiro/1969 – Rev Heldro Damázio.
De 18 de maio/1969 a 18 de janero/1970 – Rev Getúlio de Souza
De 18 de janeiro/1970 a 31 de maio/1970 – Rev Heldro Damázio.
De 30 de agosto/1970 a 31 de janeiro/1971 – Rev Anízio Alexandrino Costa.
De 31 de janeiro/1971 a as de abril/1975 – Rev Getúlio de Souza
De 13 de abril/1975 a 07 de novembro/1975 – Rev Rossevelt Emerique de Souza.
De 08 de novembro/1975 a 14 de janeiro/1976 – Rev Délio Silva de Souza
De 15 de janeiro/1976 a 1985 – Rev Itamar de Oliveira Rodrigues
Em 1979 é inaugurado o Ponto de Pregação Betel, em casa da irmã Antônia de Jesus Barboza.
Em 1984 a Congregação D. Blandina é transformada em 2ª Igreja Presbiteriana em Anchieta.
Em 1985 assume o pastorado da Igreja até 1989, o Rev Alvino Alves de Almeida. A Igreja adquire o imóvel localizado à Rua Silvestre Filipe, nº 1318 – Parque Anchieta, o qual é consagrado como sede própria do Ponto Betel.
Em 18 de fevereiro/1989 assume a igreja o atual pastor Rev. Carlos Anteberg de Oliveira.
Em 1999 a Igreja tem 01 pastor, 01 candidato ao Sagrado Ministério, 09 presbíteros e 14 diáconos. A membresia era de 280 membros comungantes e 72 membros não comungantes, tinha uma congregação.
No ano 2000 a Igreja tinha o Rev. Carlos Anteberg, Oficiais: 09 presbíteros e 12 diáconos e uma Congregação. A membresia constando 289 membros comungantes e 76 não comungantes.
Em 2003 foi instalado o Ar-condicionado da Igreja. Em 21 de setembro foi reorganizada a Escola Dominical, sendo feito o Estatuto da Nova Escola Bíblica Dominical. A membresia constava de 37 membros comungantes e 87 membros não comungantes. Oficiais Presbíteros 08 e Diáconos 18. Um candidato ao Sagrado Ministério e uma congregação. Ordenação ao Ministério Pastoral dia 23/12/2003 de Washington da Silva Barbosa.
Em 2004 foi realizada a 1ª reunião do Planejamento Estratégico da Igreja. E em 21 de agosto a realização do Dia de Ação Social. Os oficiais eram 09 presbíteros e 18 diáconos. Uma Congregação, e a membresia eram 318 membros comungantes e 85 não comungantes.
No ano de 2005 ajustes do Planejamento Estratégico da Igreja.
E em 2006 foi lançado o Plano de Ação da Igreja anos 2006 até 2010. No dia 17/12/2006 foi ordenado ao Sagrado Ministério o Licenciado Daniel Gredilha Blay que assumiu a direção da Congregação da Igreja.
Em 2007 a Igreja tinha dois pastores Rev Carlos Anteberg de Oliveira e o Rev Daniel Gredilha Blay que dirigia a Congregação, 09 Presbíteros e 18 Diáconos. Membros comungantes 324 e não comungantes 85.
Ano de 2008 a Igreja tinha 02 pastores, 09 presbíteros e 18 diáconos, 87 membros não comungantes e 314 membros comungantes.
No dia 15/02/2009 o Rev. Carlos Anteberg comemorou 20 anos de Ordenação e de ministério na Igreja. A Igreja tinha um pastor, 01 Licenciado Marcos Aurélio Annechine Marçal, 09 presbíteros e 18 diáconos, sendo a membresia de 298 membros comungantes e 85 não comungantes. Na data de 20/12/2009 o Licenciado Marcos Annechine foi ordenado ao Ministério Pastoral e assumiu a direção da Congregação.
No ano de 2011 comemoramos os 75 anos da Igreja sendo o pregador do dia 08 de fevereiro o Rev Guilhermino Cunha. A Igreja constava de 02 pastores, 09 presbíteros e 18 diáconos, 93 membros não comungantes e 321 membros comungantes.
Em 2012 houve a reforma de toda a parte elétrica da Igreja. Realização em abril da Cantata de Páscoa na Praça Granito e em dezembro da Cantata de Natal nas janelas do Prédio de Educação Religiosa da Igreja. A Igreja tinha 02 pastores sendo Rev. Carlos Anteberg e o Rev Marcos Annechine dirigente da Congregação, 01 Licenciado Mauro Jefferson de Queiroz Pinheiro, 09 presbíteros e 18 diáconos, 01 Congregação, e membresia sendo 359 membros comungantes e 101 membros não comungantes.
Em 13 de janeiro de 2013 foi ordenado ao Sagrado Ministério o licenciado Mauro Jefferson de Queiroz Pinheiro e assumiu a Igreja Presbiteriana de Itapecerica, e no dia 20 de janeiro a Congregação foi Organizada em 1ª Igreja Presbiteriana do Parque Anchieta.

Números Atuais

2

Pastores

1

Seminaristas

18

Presbíteros

20

Diáconos

359

Membros Comungantes

101

Membros não Comungantes